Está Aqui
Home > Turismo > A não perder > Cantinho das Aromáticas, Vila Nova de Gaia

Cantinho das Aromáticas, Vila Nova de Gaia

O Cantinho das Aromáticas situa-se no litoral #Norte de #Portugal, entre Vila Nova de Gaia e Porto, muito próximo do local onde o Rio #Douro e o Atlântico se fundem num só, numa bela Quinta onde D. Pedro I, 8º Rei de Portugal, viveu no século XIV.

Iniciou a sua actividade em 2002, como o primeiro viveiro do país exclusivamente dedicado à produção de mais de 150 espécies de plantas aromáticas. Em 2007 começou a produzir e a exportar regularmente algumas toneladas de plantas aromáticas a granel, que se destinavam essencialmente às indústrias de cosmética e de farmacêutica BIO.

A localização do jardim produtivo do Cantinho das Aromáticas é privilegiada em termos climáticos, já que a quinta se encontra próximo do mar, num clima de transição entre o Mediterrâneo e o Atlântico. Esta singularidade climática, juntamente com o enorme cuidado que temos na preparação do solo, conferem características únicas e inigualáveis às nossas ervas.

Tomilho Limão no Cantinho das Aromáticas
Tomilho Limão no Cantinho das Aromáticas

Outro factor diferenciador é o facto de produzirmos com amor e dedicação desde a semente até ao produto final!!! Conhecemos de forma aprofundada todas as plantas que produzimos, a sua exposição favorita, as necessidades em água, a melhor forma de secar e até a melhor temperatura e tempo de infusão ideal para cada uma!!!

Possuímos ainda uma casa de chá e loja onde os nossos produtos são diariamente degustados pelos visitantes. Aqui organizamos também muitas actividades ao longo do ano para ensinar tudo sobre plantas aromáticas!!!

A produção é totalmente certificada em Modo de Produção Biológico sendo que as nossas plantas apresentam enormes índices de qualidade, mensuráveis pela total isenção de resíduos de pesticidas, e pela maior quantidade de açúcares e de óleos essenciais. Estas razões impulsionaram-nos a apostar numa primeira fase na nossa marca de infusões e condimentos para o mercado interno e hoje em dia para a exportação.

Com equipas de trabalho constituídas por diversos agrónomos, apostamos muito no conhecimento e investigação, testando recorrentemente novas técnicas agronómicas. Realizamos inúmeras experiências almejando sempre o aperfeiçoamento e o cultivo de novos ingredientes, com a finalidade de aperfeiçoar o nosso complexo e holístico ecossistema agrícola.

O nosso jardim produtivo encontra-se rodeado de diversos animais de antigas raças portuguesas, algumas em vias de extinção de forma a estes nos possam auxiliar a atingir elevados padrões de qualidade de forma equilibrada. A presença destes animais, juntamente com a de inúmeras espécies de insectos, aves e répteis auxiliares, ouriços-cacheiros e morcegos e até o nosso cão, fomentam a enorme biodiversidade cultural do Cantinho das Aromáticas. Consideramos assim que o fomento da biodiversidade é uma condição crucial para a obtenção da qualidade ímpar das maravilhosas plantas que produzimos, que se reflectem posteriormente no imenso prazer que estas vão provocar a quem as prova.

Top